Higiene e uma casa à prova de coelhos
Vamos encorajá-los a manter nossos pequenos soltos dentro de uma casa " à prova de coelhos ". Isso pode ser feito mantendo todos os cabos e fios cobertos ou escondidos atrás de móveis onde o animal não pode acessar. Devemos impedi-los de subir em móveis ou mesas de centro para evitar acidentes.
Eles são animais muito curiosos, especialmente quando são pequenos e, dependendo de sua raça (existem raças mais calmas de coelhos do que outras), eles querem descobrir tudo que está ao seu redor, e como têm suas patinhas macias e completamente cobertas de pelos, ao pular para uma superfície lisa, eles deslizam e derrubam qualquer objeto que esteja sobre os móveis, como decorações, objetos de vidro que podem se quebrar o serem danificados e até velas decorativas que eles podem morder e comer.
É importante que dentro de nossas casas tenhamos um piso com uma textura firme e não escorregadia. O coelho precisa exercitar seus músculos para que, na velhice, não tenha problemas de mobilidade; portanto, um piso firme o ajudará a manter uma musculatura forte e a não danificar as articulações. Nunca o persiga ou faça o coelho correr em uma superfície escorregadia, pois ele pode se machucar.
Ao mesmo tempo, a superfície do seu habitat deve ser lisa (mas não escorregadia) para evitar úlceras ou pododermatites nas patas. Ou seja, não deve ser áspero ou poroso. Portanto, se o piso da casa não for adequado para um coelho, é recomendável colocar tapetes grandes onde ele possa pular e correr.
É aconselhável delimitar o espaço do coelho a princípio, principalmente se for adotado quando filhote. Você pode começar com uma gaiola bem grande ou com racks projetados para isso. O espaço deve conter água fresca, uma bandeja sanitária e uma cama macia onde ele possa se deitar, ração e feno.
Essas coisas sempre terão que ser deixadas no mesmo lugar, pois eles não gostam quando mexemos em suas coisas e, se mudamos de ordem com muita frequência, elas tendem a ficar estressados.
O banheiro deve ser limpo com frequência apenas com água e detergente neutro e podemos usar vinagre branco para remover o tártaro e os odores. Os coelhos têm um olfato muito sensível e não podemos usar produtos de limpeza que possam causar danos ou alergias.
Existem diferentes tipos de banheiros para coelhos. Podemos testar e ver qual deles o coelho se acostuma ou é mais confortável. E acima de tudo, temos que ter muito cuidado com sua higiene. Se virmos moscas ao redor ou o banheiro estiver em um terraço ou ao ar livre, é melhor limpá-los diariamente, pois as moscas deixam ovos nesses espaços e podem causar miíase, uma doença que pode matar seu coelho em poucos dias.
Em relação à higiene, também é necessário que você verifique ou toque seu coelho com frequência. Em alguns casos, os coelhos se coçam e se ferem e não percebemos, especialmente os coelhos idosos que tem a pele mais delicada e suas feridas demoram mais para cicatrizar ou acumulam ácaros dentro de seus ouvidos. Se vir alguma ferida, também devemos ter cuidado ao limpá-la. Há casos em que a miíase acontece em feridas abertas.
Em relação ao cuidado com os ouvidos, é mais comum que coelhos com orelhas caídas acumulem ácaros. Se suspeitarmos, ou vemos algo estranho dentro de seus ouvidos (eles devem estar sempre completamente limpos) ou você vê que ele tende a inclinar a cabeça para o lado, se sentir um cheiro ruim ou notar que o irrita ao tocá-lo porque ele corre e inclina um pouco cabeça; é recomendado um check-up médico. Uma das doenças comuns em coelhos é a otite e é muito doloroso.