Relato de tutor: Fernanda e Jack
26.02.2021
Só quem tem um coelho em casa sabe como as coisas realmente são. Quem não tem acha que é um bichinho chato só porque não passa o tempo todo miando ou latindo.
Essas pessoas não fazem ideia de nada...
Meu marido nunca teve coelhos e buscou um para nós pois sabia que eu adorava e fazia algum tempo que eu não tinha mais. Ele disse que era uma boa ideia ter um porque os coelhos eram CALMOS. Oi?!? Naquele dia eu olhei para ele e apreciei a inocência de alguém que não sabia onde estava se metendo.
A vida com um coelhinho em casa não tem sossego. Ou ele está mastigando algo, pulando no tapete, lambendo o sofá ou quieto. E se está quieto está fazendo algo que não pode. E eles são absurdamente espertos. Se você ver o seu orelhudo mastigando algo que não pode, ele sabe que não pode, mas ele está mastigando igual. Vai lá xingar ele e você terá uma bola de pelos correndo pela casa chacoalhando as orelhas irritado porque não pode aprontar.
Aqui em casa, logo no início Jack (esse fofo do fuço branco), tinha mania de comer os fios elétricos e o fio da internet. Para que pudéssemos dormir em paz, Jack precisava ficar num cercadinho durante a noite, esses de cachorro mesmo. Certo dia de manhã, eu entre acordada e dormindo, escuto muitos passinhos de Jack pela casa. Algumas resvaladas no piso e mais passos. Era um som que não condizia com ele estar no cercadinho. Perguntei ao meu esposo se ele havia soltado o coelho e a resposta sonolenta dele foi "não". Mas algo muito errado estava acontecendo e num levantar de cabeça meu, o que vejo? Jack passando bem feliz pela porta do quarto!
MAS COMO ELE ESCAPOU DA GRADE?
Depois de 15 minutos sentada no sofá olhando para o coelho na grade e tentando entender como ele fugiu, eis que Jack revela seu truque: Ele mordeu a base da grade, levantou ela com os dentes a um espaço suficiente para passar as patas dianteiras. Colocou as patas por baixo da grade e depois o focinho e fugiu de novo. Ok, hora de colar a grade no chão com fita adesiva.
Você se impressionou com isso? Pois eu já vi Jack ESCALANDO A GRADE para fugir, COM AS QUATRO PATAS NA GRADE.
Na hora de assistir televisão é um show à parte porque vejo TV com um coelho saltando sobre minhas pernas, como se eu fosse um obstáculo a ser vencido. Vejo televisão com a bola de pelo orelhuda pulando de um lado pro outro, literalmente.
E comer banana é um desafio porque Jack tem uma paixão absurda por bananas. Não sei quem disse que coelhos amam cenouras. Essa pessoa nunca colocou uma banana perto de um coelho. Jack sobe no sofá, passa por cima da gente e arranca a banana da nossa mão. E sinto informar, mas banana não é comida de todo dia, não faz bem para eles. Jack não se importa com isso.
Agora Jack tem uma casa de dois andares onde fica durante a noite. Durante o inverno, ele adora dormir no andar de cima e no verão dorme na frente da casinha dele. Durante o dia ele corre pela minha casa inteira (geralmente corre direto para o banheiro para puxar os tênis do meu esposo pro corredor).
Ter coelhos em casa é ter certeza de que vai ter diversão o tempo inteiro. Desde os infindáveis pedidos de carinho, até as horas limpando todo o pelo que eles soltam pela casa na época de troca. Desde se deparar com saltos acrobáticos no tapete, até levar mordidas enquanto estamos limpando a casa do pequeno territorialista.
Mas sinto informar: quem tem um, quer ter dois! Ou três! <3