Saindo a Passeio
Caminhar em uma área ao ar livre pode ser muito emocionante e pode trazer à tona a parte lúdica, curiosa e social de nossos coelhos.
No entanto, salvaguardas e precauções prévias devem ser tomadas para evitar acidentes.
Tais como:
Aquisição de guias peitorais adequadas para coelhos; o melhor é a compacta que cobre seu corpo como mostrado nas imagens. É imprescindível poder adquirir uma guia que tenha dois apoios, um à volta do pescoço e outro no tronco ou tórax, para evitar que se solte ou cause lesões.
O processo de implementação da guia pela primeira vez deve ser cuidadoso e delicado, pois o coelho pode não reagir muito positivamente, por isso é importante tranquilizá-lo com seus mimos preferidos e dar-lhe um alimento gratificante enquanto ocorre o processo de adaptação, como uma fruta favorita. Em primeiro lugar, ele deve ser testado em um local físico seguro, de preferência dentro de casa ou dentro de um pátio.
A ação acima deve ser realizada algumas vezes, até que o uso de uma guia seja familiar, se possível em horários predeterminados, juntamente com o uso de uma trela. Se você tem um pátio, pode simular uma caminhada para se familiarizar com a atividade.
É importante sabermos com antecedência o local onde realizaremos o passeio com nosso coelhinho. O relevante nisso é saber se aquela área sofreu intervenção de agrotóxicos ou herbicidas, já que o coelho estará 100% em contato direto com a grama. Claro está, podem causar-lhe danos físicos e até a morte porque muitas vezes procuram comida, embora com certeza a curiosidade será maior e ele se divertirá descobrindo tudo.
Antes de sair para passear com o coelho, deve-se levar em consideração o clima, considerar vento, chuva, neve ou insolação. O ser humano é sensível a tais mudanças climáticas e ainda mais nossos coelhos, por isso as condições devem ser ótimas para proteger sua saúde.
Continuando com o ponto anterior, devem ser analisados os possíveis predadores ou ameaças suscetíveis na área de caminhada. Considere cães, gatos, mosquitos ou semelhantes.
BENEFÍCIOS
Os benefícios de uma caminhada podem ser variados e significativos para cada coelho individualmente.
Entre eles:
-Exercício motor e respiratório, promovendo agilidade física, reduzindo a probabilidade e o risco das respectivas doenças, o que não exclui o seu acometimento, pelo que a visita regular ao veterinário é fundamental.
- Conhecimento do mundo exterior natural, onde ficará exposto a outros aromas, texturas e o melhor, se for possível, comer mais capim com segurança.
-Poder de socialização, seja com outros humanos ou animais domésticos com quem você pode compartilhar durante sua caminhada. A socialização deve ser estritamente supervisionada e orientada por cuidadores diretos.
-Reduz frustrações e aumenta a tolerância. Não podemos ignorar que o ambiente natural é muito importante para animais domésticos. Nesse sentido, a adaptação a esse mundo exterior deve ser gradativa, tentando ao máximo reduzir os agentes ameaçadores à sua integridade. O que procuramos é que você se distraia, corra, pule, seja alegre e pareça feliz.
Mas lembre-se cada coelho é um coelho. Se você sentir que ele não gosta de sair para passear, não force o animal.